3.05.2009

Projeto: A música na Educação Infantil

Creche Edinólia Melo Projeto Pedagógico: A música na Educação Infantil Faixa etária: 2 a 5 anos Elaboração: Coordenação Pedagógica e professores da Creche Edinólia Melo JUSTIFICATIVA: A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, a música deve recebe um lugar de destaque na Educação Infantil. OBJETIVO GERAL: Utilizar a linguagem musical, corporal e plástica ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: . Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons; . Diferenciar o som baixo, auto, fino, grosso; . Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; . Dramatizar diferentes canções; . Confeccionar dobraduras e instrumentos relacionados às músicas trabalhadas; . Buscar nas letras musicais inspirações para as artes plásticas. . Valorizar o repertório já conhecido pelas crianças. CONTEÚDOS: Linguagem musical, corporal e plástica. METODOLOGIA: . Escuta de obras musicais variadas; . Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais; . Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e o entorno e materiais diversos; . Interpretação oral de musical e de canções diversas; . Participação em brincadeiras e jogos cantados. . Confecção de dobraduras relacionadas à música; . Ilustração de músicas; . Dramatização das músicas trabalhadas; . Utilização de músicas conhecidas pelas crianças. AVALIAÇÃO: A avaliação na área musical deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog! Achei excelente seu projeto. Com certeza ele está na lista dos meus favoritos. Um grande abraço, Angélica

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito legal seu blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Reflexões