3.07.2009

Receita da massa de modelar: desafie a criativdade das crianças

RECEITA DA MASSA DE MODELAR INGREDIENTES: 1 KG. DE FARINHA DE TRIGO. 2 COPOS DE ÁGUA 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO 1 XÍCARA DE CAFÉ DE SAL TINTURA A DEDO (COR A GOSTO) MODO DE PREPARO MISTURA TODOS OS INGREDIENTES EM UMA BACIA GRANDE, UNINDO COM AS MÃOS ATÉ CHEGAR AO PONTO।

Sugestões: Alfabetizar através do nome próprio

O NOME PRÓPRIO É SEM DÚVIDA, UM EXCELENTE DISPARADOR PARA INICIAR OUTROS TRABALHOS RELACIONADOS À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. TODA CRIANÇA ADORA SER VISTA, RECONHECIDA, ELOGIADA, E NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE ENVOLVER SEU NOME EM ATIVIDADES.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOME:

. Colocar os crachás no chão para que as crianças possam identificar seu nome próprio. A professora deve intervir no sentido de ajudá-las a reconhecer a primeira e última letra, contar as

letras, diferenciar os nomes maiores e menores e observar a segmentação dos nomes;

. Ter em sua sala uma listagem dos nomes das crianças, em um lugar onde elas possam ter acesso;

. Identificação do nome pela criança na listagem que estará exposta na parede da sala;

. Identificar e destacar o nome no quadro branco;

. Entrega das fichas utilizando músicas variadas;

. Ler o nome pausadamente para que as crianças possam observar a pauta sonora, ex: CA-MI-LA;

. Escrita de nomes de meninos e meninas da sala classificando-os em masculino e feminino;

. Bingo com o nome das crianças;

. Bingo de letras, utilizando o nome de cada um;

. Chamadas variadas, envolvendo o nome, ex: as crianças escreverão seu nome e colocarão em um círculo, classificando-os de acordo com sua letra inicial;

. Leitura de listas com nomes próprios;

. Quebra-cabeça do nome;

JOANA D'ARC TRAJANO DE MEDEIROS

COORDENADORA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Sugestões: alfabetizar através do nome próprio

O NOME PRÓPRIO É SEM DÚVIDA, UM EXCELENTE DISPARADOR PARA INICIAR OUTROS TRABALHOS RELACIONADOS À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. TODA CRIANÇA ADORA SER VISTA, RECONHECIDA, ELOGIADA, E NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE ENVOLVER SEU NOME EM ATIVIDADES. SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOME: . Colocar os crachás no chão para que as crianças possam identificar seu nome próprio. A professora deve intervir no sentido de ajudá-las a reconhecer a primeira e última letra, contar as letras, diferenciar os nomes maiores e menores e observar a segmentação dos nomes; . Ter em sua sala uma listagem dos nomes das crianças, em um lugar onde elas possam ter acesso; . Identificação do nome pela criança na listagem que estará exposta na parede da sala; . Identificar e destacar o nome no quadro branco; . Entrega das fichas utilizando músicas variadas; . Ler o nome pausadamente para que as crianças possam observar a pauta sonora, ex: CA-MI-LA; . Escrita de nomes de meninos e meninas da sala classificando-os em masculino e feminino; . Bingo com o nome das crianças; . Bingo de letras, utilizando o nome de cada um; . Chamadas variadas, envolvendo o nome, ex: as crianças escreverão seu nome e colocarão em um círculo, classificando-os de acordo com sua letra inicial; . Leitura de listas com nomes próprios; . Quebra-cabeça do nome;

Projeto: Eu, meu nome e minha escola

CRECHE MUNICIPAL EDINÓLIA MELO PROJETO: EU, MEU NOME E MINHA ESCOLA. Elaboração: Coordenadora Pedagógica: Joana D’arc Trajano de Medeiros Professores colaboradores: Elisângela, Iraide, Janeide, Janieli, Jussuila, Micheline, Paula Trajano, Rosimar e Terezinha Justificativa: O nosso nome é a nossa primeira identificação, é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor. Cada ser humano possui características diferentes e é um ser singular que vive em sociedade, por ser um ser social. Nosso primeiro grupo social é nossa família e os nossos vizinhos, em seguida vem à escola. A escola é a primeira comunidade que fazemos parte, e é nela que aprendemos a viver em grupo, a interagindo com o outro, a dar e receber conhecimentos, fortalecer nossos direitos e deveres como cidadão. Para tanto, este projeto tem como finalidade colabora para a construção desses pressupostos. Objetivos: . Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano; Perceber a diversidade de nomes que existem; . Valorizar e respeitar as diferenças de cada individuo; . Mostrar que temos direitos e deveres como aluno que faz parte da escola; . Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens; . Identificar o nome da escola e sua história; . Conhecer as dependências da escola; . Construir de forma coletiva os combinados para conviver melhor em grupo; . Perceber a importância da escola na sua vida; . Conhecer as pessoas que trabalham na escola . Preservar o ambiente escolar sempre limpo e organizado; . Cuidar bem o ambiente onde cada um vive: sua casa; escola e cidade; . Promover recreação que favoreça a socialização das crianças. . Escrever e identificar o nome em diferentes contextos. Metodologia: - Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas: . Pesquisar sobre as suas origens; . Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos. . Verificar a diversidade de nomes que existem na turma; . Pesquisa com os pais como foi feita à escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família; .Montar uma árvore genealógica de cada aluno; . Analisar as fotos antigas e atuais da criança. . Realizar a partir do próprio nome um acróstico . Atividades lúdicas envolvendo o nome; . Músicas envolvendo o nome das crianças; Construção da lista com nomes das crianças para manter permanente na sala; . Pedir que tragam álbum de fotografias para que percebam o desenvolvimento do seu corpo; . Desenho de quando eu era bebê e de hoje; . Construção de fichas com o nome da criança: fichas permanentes e fichas temporárias; . Auto-retrato; . Confecção de porta-retrato; . Contorno do corpo em folha de papel madeira, nomeação das partes do corpo; . Cuidados que devemos ter com o nosso corpo; . Construção dos combinados: O que eu posso fazer na escola e que eu não posso; . Construção das palavras mágicas que eu posso usar no dia a dia para se relacionar melhor com o grupo na escola; . Aula passeio pelas dependências da escola . Músicas relacionadas à escola e ao Eu; . Trabalhar os horários da escola. . Acróstico com o nome da escola; . Bingo com o nome da escola; . Desenho da escola; . Dobradura da escola, . Poesias, música e brincadeiras envolvendo a escola. Avaliação: A avaliação será realizada de forma diagnóstica e preventiva, no sentido de possíveis intervenções e replanejamento de ações que favoreçam a construção da aprendizagem das crianças. Produto final: Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto com uma palestra para os pais com psicólogos, tendo como tema: O Eu da criança de 2 a 5 anos.