3.05.2009

Projeto: A música na Educação Infantil

Creche Edinólia Melo Projeto Pedagógico: A música na Educação Infantil Faixa etária: 2 a 5 anos Elaboração: Coordenação Pedagógica e professores da Creche Edinólia Melo JUSTIFICATIVA: A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, a música deve recebe um lugar de destaque na Educação Infantil. OBJETIVO GERAL: Utilizar a linguagem musical, corporal e plástica ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: . Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons; . Diferenciar o som baixo, auto, fino, grosso; . Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; . Dramatizar diferentes canções; . Confeccionar dobraduras e instrumentos relacionados às músicas trabalhadas; . Buscar nas letras musicais inspirações para as artes plásticas. . Valorizar o repertório já conhecido pelas crianças. CONTEÚDOS: Linguagem musical, corporal e plástica. METODOLOGIA: . Escuta de obras musicais variadas; . Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais; . Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e o entorno e materiais diversos; . Interpretação oral de musical e de canções diversas; . Participação em brincadeiras e jogos cantados. . Confecção de dobraduras relacionadas à música; . Ilustração de músicas; . Dramatização das músicas trabalhadas; . Utilização de músicas conhecidas pelas crianças. AVALIAÇÃO: A avaliação na área musical deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.