3.05.2009
Projeto: A música na Educação Infantil
Creche Edinólia Melo
Projeto Pedagógico: A música na Educação Infantil
Faixa etária: 2 a 5 anos
Elaboração: Coordenação Pedagógica e professores da Creche Edinólia Melo
JUSTIFICATIVA:
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, a música deve recebe um lugar de destaque na Educação Infantil.
OBJETIVO GERAL:
Utilizar a linguagem musical, corporal e plástica ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons;
. Diferenciar o som baixo, auto, fino, grosso;
. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
. Dramatizar diferentes canções;
. Confeccionar dobraduras e instrumentos relacionados às músicas trabalhadas;
. Buscar nas letras musicais inspirações para as artes plásticas.
. Valorizar o repertório já conhecido pelas crianças.
CONTEÚDOS:
Linguagem musical, corporal e plástica.
METODOLOGIA:
. Escuta de obras musicais variadas;
. Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais;
. Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e o entorno e materiais diversos;
. Interpretação oral de musical e de canções diversas;
. Participação em brincadeiras e jogos cantados.
. Confecção de dobraduras relacionadas à música;
. Ilustração de músicas;
. Dramatização das músicas trabalhadas;
. Utilização de músicas conhecidas pelas crianças.
AVALIAÇÃO:
A avaliação na área musical deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.
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