3.07.2009
Projeto: Eu, meu nome e minha escola
CRECHE MUNICIPAL EDINÓLIA MELO
PROJETO: EU, MEU NOME E MINHA ESCOLA.
Elaboração: Coordenadora Pedagógica: Joana D’arc Trajano de Medeiros
Professores colaboradores: Elisângela, Iraide, Janeide, Janieli, Jussuila,
Micheline, Paula Trajano, Rosimar e Terezinha
Justificativa:
O nosso nome é a nossa primeira identificação, é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor. Cada ser humano possui características diferentes e é um ser singular que vive em sociedade, por ser um ser social. Nosso primeiro grupo social é nossa família e os nossos vizinhos, em seguida vem à escola. A escola é a primeira comunidade que fazemos parte, e é nela que aprendemos a viver em grupo, a interagindo com o outro, a dar e receber conhecimentos, fortalecer nossos direitos e deveres como cidadão. Para tanto, este projeto tem como finalidade colabora para a construção desses pressupostos.
Objetivos:
. Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano; Perceber a diversidade de nomes que existem; . Valorizar e respeitar as diferenças de cada individuo;
. Mostrar que temos direitos e deveres como aluno que faz parte da escola; . Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens;
. Identificar o nome da escola e sua história;
. Conhecer as dependências da escola;
. Construir de forma coletiva os combinados para conviver melhor em grupo;
. Perceber a importância da escola na sua vida;
. Conhecer as pessoas que trabalham na escola
. Preservar o ambiente escolar sempre limpo e organizado;
. Cuidar bem o ambiente onde cada um vive: sua casa; escola e cidade;
. Promover recreação que favoreça a socialização das crianças.
. Escrever e identificar o nome em diferentes contextos.
Metodologia:
- Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas: . Pesquisar sobre as suas origens;
. Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.
. Verificar a diversidade de nomes que existem na turma;
. Pesquisa com os pais como foi feita à escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família;
.Montar uma árvore genealógica de cada aluno;
. Analisar as fotos antigas e atuais da criança. . Realizar a partir do próprio nome um acróstico
. Atividades lúdicas envolvendo o nome;
. Músicas envolvendo o nome das crianças;
Construção da lista com nomes das crianças para manter permanente na sala;
. Pedir que tragam álbum de fotografias para que percebam o desenvolvimento do seu corpo;
. Desenho de quando eu era bebê e de hoje;
. Construção de fichas com o nome da criança: fichas permanentes e fichas temporárias;
. Auto-retrato;
. Confecção de porta-retrato;
. Contorno do corpo em folha de papel madeira, nomeação das partes do corpo;
. Cuidados que devemos ter com o nosso corpo;
. Construção dos combinados: O que eu posso fazer na escola e que eu não posso;
. Construção das palavras mágicas que eu posso usar no dia a dia para se relacionar melhor com o grupo na escola;
. Aula passeio pelas dependências da escola
. Músicas relacionadas à escola e ao Eu;
. Trabalhar os horários da escola.
. Acróstico com o nome da escola;
. Bingo com o nome da escola;
. Desenho da escola;
. Dobradura da escola,
. Poesias, música e brincadeiras envolvendo a escola.
Avaliação:
A avaliação será realizada de forma diagnóstica e preventiva, no sentido de possíveis intervenções e replanejamento de ações que favoreçam a construção da aprendizagem das crianças.
Produto final:
Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto com uma palestra para os pais com psicólogos, tendo como tema: O Eu da criança de 2 a 5 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflexões