3.10.2009

ARTIGO: VALORES IMPORTANTES NA REALIZAÇÃO DO DEVER DE CASA

Formar bons filhos e alunos é uma tarefa difícil, porém não é impossível. O que dificulta é a falta de preparo principalmente dos educadores em orientar os pais e conseqüentemente dos pais em orientar seus filhos. Ou seja, é um efeito dominó no qual deve acontecer uma sincronia entre todos os elementos, pois qualquer deslize pode provocar a queda de todos, ocasionando o fracasso em relação ao que lhes é de responsabilidade. A real preocupação é de como os pais devem proceder de forma que o filho realize as lições de casa de forma proveitosa. Vocês enquanto pais ou responsáveis acreditam que orientam seus filhos de forma positiva contribuindo para o desenvolvimento ideal das lições de casa? Será que na posição de educador já parou para refletir a respeito da existência de condutas adequadas que devem ser seguidas de forma que venham propiciar o sucesso do seu aluno? Segundo pesquisas realizadas, boas novas chegam para pais e educadores. Baseado em um levantamento com adolescentes, a maioria dos jovens de hoje mostra interesse significativo em relação aos estudos e questiona a qualidade de ensino, fator relevante para pais e educadores que demonstram a nova determinação da atual geração de estudantes. Ressalta-se que o bom desempenho de um aluno depende em primeiro lugar da motivação, mais do que da capacidade intelectual. Levando em conta a importância de orientar o aluno para obter um bom desempenho nos estudos, tanto na sala de aula quanto no ambiente escolar, segue uma lista contendo dicas que podem auxiliar pais e educadores a contribuir para tal sucesso. No ambiente familiar: • Escolher um bom local de estudos, de preferência ventilado, claro, com luz natural, sem barulhos e distrações; • Elaborar um plano de estudos semanal, organizando os conteúdos que serão estudados; • Não deixar as lições de casa para o dia posterior, aproveitando que o conteúdo ainda está “fresco” na mente; • Programar o horário de estudo para os momentos em que estiverem mais atentos e dispostos. Evitando que sejam realizados em momentos de sono e cansaço, fatos que podem prejudicar o desempenho. • Fazer pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros, para realizar a atividade que foi proposta. • Refazer os exercícios que errou ou apresentou dificuldades; • Descobrir as melhores técnicas de memorização para estudar (esquemas, falar em voz alta, dramatizar, estudar em grupos, entre outros). • Reconhecer as áreas que apresenta dificuldade, dedicando um tempo maior de estudo; • Preparar o material escolar antecipadamente, verificando os livros e cadernos que irá utilizar. • Envolver na vida escolar do filho. Perguntar a ele o que aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele. • Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade. • Mostrar para seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, dando a ele a capacidade de buscar sua independência. • Não pressionar nos estudos, fiscalização intensa não funciona. Ensine a ter responsabilidade, pois seu filho não o terá pelo resto da vida. • Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho. No ambiente escolar: • Prestar atenção na aula, bem como participar e perguntar sem medo quando apresentar dúvidas; • Aproximar de um professor, pesquisador ou profissional que domina a área pela qual tem interesse de seguir carreira. • Fazer as avaliações com calma e atenção. • Não deixar questões em branco nas avaliações, buscando registrar, mesmo que seja mínimo, o seu conhecimento. Conscientizar sobre o quanto o estudo é necessário para todo indivíduo, que nunca uma pessoa deve desistir de estudar e incentivar aqueles que não estudam. Colocar o estudo como parte da rotina deles, fazendo-os entender que é uma necessidade do ser humano. Boa Sorte! Sucesso! Por Elen Campos CaiadoGraduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola

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Reflexões